top of page

Bob Dylan: "me parece um homem rabugento e reservado", diz a academia sueca

Enquanto o mundo se dividiu pelo prêmio Nobel de Bob Dylan, com muitos defendendo sua nomeação e outros não a entendendo, o músico continua sem se manifestar, claramente ignorando o prêmio. A academia sueca, que tomou uma semana a mais para decidir entre o músico e outros candidatos finalistas (como Philip Roth e Don DeLillo), começa agora a demonstrar irritação e inquietude com a falta de resposta do músico. "Se ele não se manifestar logo, nos próximos meses poderei dizer que o considero um mal-educado e arrogante", disse o jurado Per Wästberg à agência alemã Deutsche Presse-Agentur.


Até o momento, o rockeiro de 75 anos claramente ignorou a academia responsável pelo prêmio. Dylan encontra-se em uma turnê, e, sendo um pouco otimista, talvez tenha sido por conta disso que ele ainda não se manifestou. A academia sueca enviou para Dylan uma carta de convite à cerimônia de nomeação que ocorrerá em 10 de dezembro, mas ainda não obteve resposta alguma.


Esse não é o primeiro prêmio de grande importância que Bob Dylan ganhou. No passar do tempo, muitos prêmios lhe foram oferecidos e a reação do músico tem sido a mesma para todas elas: silêncio. Em 2010, o músico foi homenageado com a Medalha Nacional das Artes (evento que ocorre desde 1984) e também pareceu não se importar muito com isso.


O site oficial de Bob Dylan, a princípio, parecia não mencionar o prêmio Nobel. Depois, alguns dias atrás, fez uma breve publicação, escrevendo apenas "Vencedor do prêmio nobel de literatura". Mas ontem, 22 de outubro, o site tratou logo de apagar a publicação.


“Bob Dylan me parece um homem muito rabugento e reservado, mas isso não me soa surpreendente", afirmou Wästberg. “Nós continuaremos esperando por ele. Se ele aparecer, será muito bem vindo. Agora, caso ele não apareça, organizaremos alguma outra coisa para a festa. Em todo caso, o prêmio ainda pertence a ele."


Na terça-feira passada, a academia sueca disse que não dedicará mais tempo ao esforço de contatar o músico, mas que ainda espera que Dylan apareça à cerimônia. Veremos os próximos capítulos.

bottom of page