top of page

John Cale: músico levará álbum clássico do Velvet Underground para turnê

John Cale, co-fundador (ao lado de Lou Reed) do Velvet Underground, anunciou que levará o primeiro disco da banda para turnê, o famoso "Velvet Underground & Nico". O músico anunciou que são três shows exclusivos: um em Liverpool, outro em Nova Iorque, e o último em Paris.


O disco, lançado em 1967, foi um grande clássico da década de 60, projetando a banda para todo o mundo. Ele foi gravado durante o "Exploding Plastic Inevitable", um dos espetáculos de arte mais famosos da década de 60 -- uma mistura de arte pop, cultura underground e psicodelia -- idealizado e conduzido por Andy Warhol. Inclusive, é uma pintura de Warhol que serviu de capa para o disco do Velvet Underground: um quadro branco com uma banana amarela.


O disco "Velvet Underground & Nico" traz algumas das mais famosas músicas de toda a carreira da banda, como "Sunday Morning", "I’m Waiting For The Man", "Heroin", "All Tomorrow’s Parties" e várias outras. Até hoje, o álbum continua exercendo grande poder de influência, e mais, continua até hoje sendo cultuado, tornando-se um grande simbolo da contracultura.


"Eu não passo muito tempo pensando no passado", disse John Cale. "Mas agora chegou um sinal claro de que o tempo passa: 'Velvet Underground & Nico' completou 50 anos."


Para comemorar os 50 anos do famoso "álbum da banana", por que não três shows tocando-o na íntegra, não é mesmo? Essa é uma maneira de comemorar o aniversário do disco com chave de ouro. E mais, dada a morte de Lou Reed em outubro de 2013, a certeza é que ele estaria aí apoiando essa ideia, lutando para colocá-la em prática.


A primeira data anunciada dos três shows é 26 de maio de 2017. Os ingressos para o show começarão a ser vendidos em vários sites a partir das 9h da manhã do dia 28 de outubro.

velvet underground and nico | bolha musical | rafael fioravanti
velvet underground and nico | bolha musical | rafael fioravanti de almeida

bottom of page