top of page

Nico: novo filme visa explorar a vida da cantora, parceira do Velvet Underground

Figura carimbada nas noites undergrounds não apenas de Nova Iorque, mas de todo os Estados Unidos, Nico (pseudônimo de Christa Päffgen) se tornou mais conhecida por ter participado da gravação do primeiro disco do Velvet Underground, ao lado de Lou Reed e John Cale. Como o próprio nome do disco sugere, Nico não era parte da banda, mas estava ali a fazer uma participação especial. O porquê disso veio por conta da insistência de Andy Warhol, que via no Velvet Underground e em Nico uma química perfeita. E de fato, deu certo. O disco de estreia do Velvet Underground, batizado de "Velvet Underground & Nico" (1967) foi um grande sucesso. Warhol, que produziu o disco, acertou em colocá-los juntos. Agora, para comemorar a vida da turbulenta Nico, um filme será feito sobre ela.


Com direção da cineasta italiana Susanna Nicchiarelli, o filme "Nico 1988" irá se jogar mais a fundo na vida da cantora. "A maioria das pessoas acha que, como disse Warhol, depois da experiência dela com a Factory e o Velvet Underground (e também depois de transar com a maioria dos músicos da época), Nico se tornou uma drogada irrecuperável e desapareceu", afirma Nicchiarelli em comunicado. “Mas será que foi esse o rumo que a vida dela tomou de verdade?”


A pergunta fica jogada no ar.


O filme se passará em 1987, um ano antes da morte da cantora alemã. Então com 48 anos na época, Nico (que no filme será interpretada pela atriz Trine Dyrholm) estava numa fase complicada devido ao seu vício em heroína. Nico esteve no vício por mais de 15 anos (e começou a usar ainda na década de 70, quando namorava Philippe Garrel). Mas não é só isso, o filme foca também em sua turnê pela Europa e na busca incessante da cantora de ficar "limpa" das drogas.


O filme tem um firme solo de verdade, já que seu roteiro foi todo escrito de acordo com entrevistas de Ari (filho de Nico), Alan Wise (seu empresário em 1987), e de acordo com entrevistas da própria Nico.


No primeiro disco do Velvet Underground, já mencionado acima, Nico foi vocalista líder nas faixas "Femme Fatale", "All Tomorrow’s Parties” e em “I’ll Be Your Mirror”, além de fazer backing-vocal em outras faixas. Sua voz seca, marcada, em parte, por uma surdez (Nico era surda de um dos ouvidos), acabou se tornando sua principal característica. Nico faleceu em 18 de julho de 1988, em Ibiza, na Espanha, aos 49 anos de idade.

Nico Velvet Underground filme Bolha Musical Rafael Fioravanti

bottom of page