top of page

Pussy Riot: banda russa lança seu terceiro videoclipe esta semana

A banda punk russa Pussy Riot (inimigas não só do presidente Vladimir Putin, mas também do candidato à presidência americana Donald Trump), lançou seu mais novo videoclipe esta semana. O novo vídeo, batizado de "Make America Great Again", é uma clara alusão ao lema do candidato republicano à presidência nos Estados Unidos. "É você quem decide as eleições", diz o novo vídeo da banda. "E se nós ficarmos juntos, nós podemos explodir toda essa merda, tomar controle da situação e reverter esse quadro."


No novo vídeo, as garotas do Pussy Riot colocam Trump como se o candidato tivesse realmente ganho a eleição. Assim, Trump, o então presidente, depende de seus seguranças musculosos para impôr seus valores particulares à sociedade estadunidense, geralmente queimando as pessoas com ferro quente. Outra frase que chama a atenção na música é a seguinte: "Let other people in/ Listen to your women/ Stop killing black children/ Make America great again." Essa frase faz referência aos protestos que ocorreram nos últimos meses a despeito da violência desmedida contra os negros.


"Make America Great Again" é o terceiro vídeo que a banda lança essa semana. Os dois videoclipes antecessores foram "Straight Outta Vagina" e "Organs" (clique sobre o nome dos vídeos para assisti-los aqui em nossa página).


Assista abaixo o clipe de "Make America Great Again":

Na Rússia, as garotas do Pussy Riot dividem opiniões. Há quem defenda a história de que o grupo nada mais é do que um simples grupo com letras de protesto, outros já defendem a ideia de que a Pussy Riot costuma ir longe demais em suas atitudes. O grupo ganhou visibilidade em 2012, quando as garotas do Pussy Riot fizeram uma música ofendendo o presidente Vladimir Putin e, depois, organizaram um protesto em uma das maiores catedrais de Moscou. Na ocasião, duas integrantes da banda -- Nadia Tolokonnikova e Maria Alyokhina -- foram presas, acusadas de intolerância religiosa e hooliganismo. Uma terceira integrante do Pussy Riot, Yekaterina Samutsevich, foi presa dias depois. Atualmente, elas já se encontram em liberdade.


As garotas do Pussy Riot citam como suas influências Angelic Upstarts, Cockney Rejects, Sham 69, The 4-Skins, e bandas do movimento riot grrrl, como Bikini Kill.

bottom of page