top of page

Mose Allison: morre o pianista que ajudou a impulsionar o jazz e blues

Morreu ontem (16) o músico Mose Allison, famoso pianista de jazz e blues. Além de sua grande técnica, dado seus longos anos de prática, o pianista deixou uma vasta gama de músicas (algumas bastante conhecidas, outras nem tanto); músicas que foram regravadas por diversos artistas de renome e nos mais variados gêneros.


Além de sua técnica, Mose tinha também a dádiva de possuir uma grande voz. Quando o pianista inventava de dar nova vida às velhas canções do Delta Blues, do Bebop e do início do pop americano, sua voz elevava esses sons a outros níveis. Não é à toa que o pianista chamou atenção de diversos artistas e bandas, dos punks do The Clash, passando pelos rockeiros anárquicos do The Who, passando também pelo polido Elvis Costello, até chegar ao pop do The Bangles, Van Morrison, Bonnie Raitt, e vários outros. Vários prestaram tributos regravando suas canções no decorrer de suas carreiras.


Mose Allison parou de fazer shows no ano de 2012, já um pouco debilitado. No ano seguinte, em 2013, o músico foi nomeado mestre do jazz pela NEA (sigla de National Endowment of the Arts), uma agência independente do governo dos Estados Unidos que busca oferecer suporte e fundos para projetos de grande excelência artística e cultural. Em 2015, Mose Allison lançou seu último álbum, batizado de "Mose Allison American Legend: Live in California".


O pianista tinha 89 anos e faleceu de causas naturais. Foi Amy, a filha do pianista, que confirmou a morte do músico.

Mose Allison | Bolha Musical | Rafael Fioravanti

bottom of page