top of page

SESC Piracicaba sedia nesta sexta-feira o Festival Som Maior

Nesta sexta-feira, 18, o SESC Piracicaba sediará o Som Maior, festival já consagrado na cidade e que, em seus 15 anos de existência, acabou revelando muitos talentos e consagrando várias bandas. Contudo, a proposta para esse ano será diferente. Será mais emotiva e até, digamos, mais familiar.

Ao contrário do habitual, onde bandas de diversos colégios da cidade se inscrevem para tocar no evento, este ano a proposta é homenagear Uesli Gomes, que faleceu em janeiro. Uesli era marido da idealizadora do projeto, a pianista Regina Gomes, e agia como coordenador do evento. Grande apaixonado por música, Uesli fazia questão de aflorar nos jovens essa mesma paixão, e claro, fazia questão também de dar a eles a oportunidade de se apresentar num palco grande como o do SESC.

festival som maior piracicaba | Rafael Fioravanti de Almeida | Bruno Dias | Felipe Mello

“A paixão que ele tinha não somente pela música, mas pela vida e pelas pessoas era algo incrível”, diz Regina. “Uesli possuía um espírito solidário, capaz de contagiar todos. Ele tocava violão e, assim como eu, acreditava que a música, se bem utilizada, pode ser um elemento fundamental para a evolução e melhoria do planeta.”

O Som Maior, em todas essas edições, não foi apenas um show. Através deste evento, os jovens tiveram também a oportunidade de assistir palestras e workshops ministrados por profissionais do ramo. João Marcos Almeida, Osmar Barutti (pianista do programa do Jô, na Rede Globo), Ubaldo Versolato, Chico Medori e Renato Loyola são exemplos de profissionais que compareceram ao SESC para palestrar e transmitir aos jovens um pouco de suas experiências.

Para homenagear Uesli este ano, a pianista Regina Gomes teve a ideia de trazer de volta aos palcos algumas bandas que já passaram pelo festival (uma sugestão do próprio SESC). Serão nove bandas no total, e todas já participaram de pelo menos duas edições do evento. Entre as bandas que se apresentarão estão Os Republicados, Canaiera, Frente Niilista, Foxtrot, e outras.

“Quem comparecer estará, sem dúvidas, presenciando um lindo espetáculo, pois o projeto está completando 15 anos”, diz Regina. “Estamos prestando um tributo ao Uesli, que tanto colaborou com a formação musical e pessoal de muitos jovens, além de fazer uma retrospectiva, apresentando bandas que nasceram ou se desenvolveram no projeto e que, hoje, estão renomadas”.

O Som Maior tem início às 19 horas, no ginásio do SESC Piracicaba.

bottom of page