top of page

Morre o inglês Allan Williams, primeiro empresário dos Beatles

Morreu na sexta-feira, 30, o britânico Allan Williams -- mais conhecido por ter sido o homem que descobriu os Beatles e os apresentou ao mundo. A informação foi confirmada pelo Jacaranda Club, em Liverpool, na Inglaterra, pub fundado pelo senhor Williams e onde os quatro garotos frequentemente tocavam. Williams tinha 86 anos.


Ali na cena de Liverpool, o trabalho de Allan Williams era bastante conhecido. O senhor de 86 era um homem que não se cansava de ajudar as bandas e impulsioná-las para frente. Ali na região, todos eram unânimes em dizer o quão conhecido ele era no cenário e confirmavam: seus maiores amigos eram o pessoal das bandas, que o adoravam e viam em Williams a figura de um senhor carismático, admirador do rock and roll e fiel às bandas.


Allan Williams tornou-se conhecido por ter sido o primeiro empresário dos Beatles. Foi ele quem levou o famoso quarteto de Liverpool à cidade alemã de Hamburgo, em agosto de 1960, para que, oficialmente, a carreira dos Beatles começasse.


Allan Williams parou de empresariar os Beatles em 1960, por causa de um desentendimento em relação à taxa que o empresário cobrava da banda. Esse desentendimento, por sinal, não prejudicou em nada a relação dos Beatles com o velho empresário. Em sua autobiografia, o baixista Paul McCartney se referia a Williams como um "grande homem". O guitarrista John Lennon, falecido em 1980, considerava o mesmo.


Abaixo, Allan Williams no Jacaranda Club, pub que ele fundou na década de 60.

"Morre Allan Williams, o primeiro empresário dos Beatles" por Rafael Fioravanti | Bolha Musical
"Morre Allan Williams, o primeiro empresário dos Beatles" por Rafael Fioravanti | Bolha Musical

bottom of page