top of page

As 10 melhores músicas do cinema

A verdade é que a música é o alimento da alma. Já imaginou uma vida sem musicalidade? Se com a música as coisas já são difíceis, sem ela seria pior. Ela tem o poder de nos remeter ao passado, de nos fazer chorar e até mesmo rir. É por isso que o cinema, que também é uma arte transcendental que dá brilho à vida, resolveu se casar com a arte dos sons. Por melhor que um ator seja, que um enquadramento seja perfeito e que uma direção cênica seja primorosa, a música dá o tempero e se torna imprescindível para o cinema. No teatro não é diferente; ela trabalha ao lado do ator, pois dá o toque de sua emoção e transfere o teor cênico para a plateia. E não estou falando só de drama, não. Analise a musicalidade de um suspense ou até mesmo de uma comédia: a trilha sonora tempera. Além do brilho natural das composições nas artes dramáticas, em casos específicos, a trilha ou sonoplastia viram, às vezes, um show de genialidade e marcam gerações. Confira as melhores trilhas, de acordo com o Bolha.

1: Filme “Top Gun”. Trilha “Take My Breath Away”: O Tom Cruise era quase um bebê nessa época. Para os dias atuais, essa trilha é um poço de "breguice". Mas calma, o filme é sensacional e essa música dá o toque nas cenas quentes de romance e amor entre Pete e Charlote. Ganhou o Oscar!

2: Filme "Ghost (Do Outro lado da vida)”. Trilha “Unchained Melody”. Um dos melhores romances da história do cinema. Quem nunca se emocionou com esse filme? Quem nunca imaginou a dor de perder um amor por causa da morte? Se você ouve essa trilha à noite, bêbado e no jardim, é capaz de se jogar no chão de tanto sofrer.


3: Filme “O Guarda Costas”. Trilha “I Will Always Love You”. Toda vez que eu ouço uma música de Whitney Houston, penso: Por que essa tiazinha chegou no ponto que chegou e morreu? Ela é incrível. Repare na técnica dela. Ela canta sem esforço, só na impostação de voz. Os agudos são para humilhar os cantores de chuveiro. Já o filme é bem comum, mas gostoso de ver em uma tarde chuvosa.


4: Filme “Cidade dos Anjos”. Trilha “Angel”. Mais um filme de amor que transcende a vida. O filme não é um dos meus favoritos, mas tem uma trilha marcante, vai.


5: Filme “Titanic”. Trilha “My Heart Will Go On”. Confesso que a letra de Celine Dion me causa menos emoção que a trilha sonora que se originou dela. James Cameron foi mestre em usar os acordes desta música para compor todas as emoções do filme. Ele utilizou versões em piano, com cantores líricos e até violino para criar a atmosfera de diferentes cenas. Um clássico. Esse filme é uma obra-prima.


6: Filme “O Rei Leão”. Trilha “Circle of Life”. Esse desenho é um clássico, principalmente pelas coisas que expressa. Critica a ambição e incentiva o respeito aos mais velhos. Essa trilha faz parte de uma das cenas mais emocionantes. Arrepia-nos fácil quando ouvimos.

7: Filme “Um Lugar Chamado Nothing Hill”. Trilha “She”. Esse é o tipo de filme para ver com a namorada, no domingo chuvoso, depois do cochilo. Bem gostoso de ver e a trilha dá todo o toque especial.

8: Filme “Uma Linda Mulher”. Trilha “Must Have Been Love”. Júlia Roberts é sensacional, né? Ela é bonita, talentosa e só participa de filme legal que te deixa pensando depois. Esse filme é um clássico lançado cheio de polêmicas, afinal: “como um ricaço se apaixona por uma prostituta?”. Mas é isso aí, a trilha é incrível e compõe a atmosfera do romance improvável com muita maestria.


9: Filme: “Grease”. Trilha “You’re The One That I Want”. Filme nostálgico para os dias de hoje. John Travolta no início da carreira. Trilha incrível. Com certeza você já ouviu.

10: Filme “Nos Embalos de Sábado a Noite”. Trilha “Stayin' Alive”. O que seria desse filme dançante, cheio de energia, sem as músicas do Bee Gees? Com certeza, a eternidade musical dessa banda incrível, começou aí.

O que seria do cinema sem a trilha sonora, né? Uma trilha sonora criada por gênio, colocada no momento certo por um diretor talentoso, e bem interpretada por um ator, é sucesso na certa. E a nós, espectadores, resta ficar apaixonado, ouvindo todas elas nos momentos mais propícios: no carro à noite, no churrascão, à beira da piscina. É, por favor, precisamos de mais trilhas marcantes.


bottom of page