top of page

18 coisas que você não sabe sobre Tina Turner

1. O nome verdadeiro de Tina Turner é Ana Mae Bullock. Ela nasceu em Nutbush, uma pequena cidade no Tennessee, Estados Unidos. Em 1973, compôs uma espécie de hino para a cidade, o “Nutbush City Limits”.

2. Quando estava na escola, sua irmã Allene a levou ao Tinato Club Imperial em St. Louis, onde conheceu Ike, o líder da banda R&B. Em 1960, a cantora que gravava os singles com Ike não compareceu ao estúdio. Desesperado, o artista a substituiu por Tina. A música “A Fool In Love” ficou em segundo lugar como um dos hits mais ouvidos dos Estados Unidos.

3. Ike criou a personagem de Tina em sua banda. Ela deveria ser atrevida, com perucas douradas, pernas sedutoras e mini-saias de tirar o fôlego. Almejava que ela fosse vista como uma mulher de atitude. Com o tempo, Ike começou a sentir ciúme das roupas que tinha criado para Turner.

4. Mick Jagger foi um dos cantores mais apaixonados por Tina. Em 1969, ele a contratou para um show juntamente com Rolling Stones. Mais tarde, Tina desabafou, dizendo que Jagger a impediu de fazer vários movimentos em suas danças. Ciúme?

5. O maior sucesso de Ike e Turner foi “Proud Mary”, uma versão cover de uma canção do Creedence Clearwater Revival. A composição ficou em quarto lugar nas paradas de sucesso da América e ganhou um Grammy.

6. Ike perdeu o controle de seu vício por cocaína, deixando Tina em estado de choque. Em 1974, desesperada, foi convertida budista por um amigo e resolveu começar sua carreira solo.

7. Seus dois primeiros álbuns da carreira solo, incluindo “Acid Queen”, de 1975, queria capitalizá-la para o filme que produziria, o “Who’s Tommy”, no entanto, os dois trabalhos foram considerados um fracasso.

8. Em 1976, após uma briga violenta com Ike, antes de um show em Dallas, Tina fugiu com apenas 36 centavos e um cartão de crédito. Eles se divorciaram em 1978 e ela assumiu uma dívida milionária devido aos impostos não pagos por ele e pelos shows que teve que cancelar, devido ao período pessoal atribulado que viveu com ele até então.

9. Em 1981, nenhuma gravadora aceitou trabalhar com Tina Turner. Sua carreira só se animou depois de uma viagem à Europa para trabalhar com Sheffield da British Electric Foundation, um ramo da Human League.

10. O grande sucesso de sua carreira surgiu com a interpretação arrebatadora da música "Let's Stay Together” de Al Green. Em 1984, Tina tornou-se a artista feminina mais velha a ter seu hit número um nas paradas de sucesso. No entanto, ela achava que boa parte do álbum “Private Dancer” era fraco; por isso, decidiu gravar um disco de hard-rock.

11. Com “Mad Max: Beyond Thunderdome”, ela lançou sua carreira no cinema. Sobre seu papel de estreia como Aunty Entity, Tina disse: "Ela [a personagem] não era tão feroz como eu queria que fosse. Eu não quero, sinceramente, que as pessoas sintam sono em meus filmes".

12. Desde que terminou com Ike, Tina não entrou em nenhum outro relacionamento sério até 1985, quando conheceu Erwin Bach, um executivo alemão 17 anos mais novo que ela. Eles começaram a namorar e logo se mudaram para Cologne.

13. Depois de aparecer na Live Aid com Mick Jagger, em 1985, Tina fez uma parceria com David Bowie durante um show. Bowie sempre a admirava de longe, mas raramente a conhecia; até que eles cantaram juntos naquela noite. Reza a lenda que durante o show, Bowie sussurrou em seu ouvido uma proposta indecorosa. Ela riu e eles passaram o resto da canção em um clima acolhedor, quase romântico.

14. No final da turnê “Break Every Rule” de 1988, que foi anunciada como sua despedida, Tina quebrou o recorde mundial da maior plateia em um show solo: 184 mil pessoas, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

15. Tina Turner ainda está listada do “Guinness Book” por vender mais ingressos de shows do que qualquer artista solo na história. Ela vendeu cerca de 200 milhões de discos.

16. Em 1994, Tina e Erwin, muito ricos, mudaram-se para a Suíça. Eles têm uma ilha na Côte d'Azur. Em 2013, Tina renunciou à sua cidadania americana e tornou-se cidadã suíça.

17. A rota 19, no Estado do Tennessee, entre Brownsville e Nutbush, foi nomeada a estrada de Tina Turner em 2001.

18. Em parceria com Beyoncé, no Grammy 2008, Tina fez sua primeira aparição importante desde 2000. Em outubro de 2008, começou sua última turnê até o momento, comemorando 50 anos desde sua primeira gravação.

bottom of page