top of page

70 anos de David Bowie: primeiro ano de Blackstar, seu último álbum


Hoje (8) faz um ano do lançamento de "Blackstar", o vigésimo quinto álbum de estúdio de Bowie que coincide com a data de aniversário de 70 anos do músico, se ele ainda estivesse vivo.


"Blackstar" saiu quando Bowie completou 69 anos. E dois dias depois, no dia 10 de janeiro, o músico veio a falecer devido ao seu câncer de fígado.


Os tratamentos de sua doença terminal foram encerrados dois meses antes de sua morte. Eles foram interrompidos durante as gravações do videoclipe do single "Lazarus". Bowie decidiu não tornar público o estado de sua doença na época.


Lazarus


Dirigido por John Renck, o videoclipe de "Lazarus", a terceira faixa do "Blackstar", traz Bowie deitado na cama de uma clínica enquanto usa ataduras em seu rosto.

Muitas das interpretações dessa cena sugerem que Bowie queria transmitir uma mensagem de que sua hora já estava por vir. Porém no documentário "David Bowie: The Last Five Years", John Renck possui outra visão. "Eu descobri que foi na semana em que íamos gravar o clipe que ele soube que (o tratamento) iria acabar. [...] Para mim tinha mais a ver com aspectos bíblicos; o homem que ressurge; e isso não tinha nada a ver com ele estar doente. Isso foi o que eu quis ver."

No caso, parece que nunca teremos a resposta mais acurada de como Bowie estava lidando com seu tempo contado. Assim, as interpretações ficam abertas para os fãs tirarem suas próprias conclusões. O vídeo pode ser um aviso daquilo que estava por vir na vida de Bowie ou uma última chance de se reerguer e adiar um pouco mais o inevitável.


Blackstar


Um ano após seu lançamento, esse álbum ajudou a alavancar a indústria do vinil, no Reino Unido, com mais de 53.000 unidades vendidas pelo território, de acordo com a British Phonographic Industry (BPI).

O próprio diretor executivo da BPI se pronunciou sobre as vendas. "Alavancados pelas vendas de David Bowie, a venda de vinil teve um salto tão grande que só foi visto igual no início dos anos 90. Os fãs estão comprando e colecionando cada vez mais CDs e descobrindo outras músicas por streaming [...]"

"Blackstar" não é simplesmente o último álbum de Bowie. É o mix de malícia, jazz e um histórico de uma vida que foi vivida fazendo o que ele queria, sempre do melhor jeito.


70 anos de David Bowie


Em seu primeiro aniversário longe daqueles que apreciavam não só suas obras, mas também toda a sua companhia, a imagem de Bowie nos presenteou com o que ele sabia fazer de melhor: arte.


Foi lançado, no dia de seu aniversário, um novo EP, batizado de "No Plan". O novo álbum traz quatro faixas, Lazarus e outras três inéditas: No Plan, Killing a Little Time e When I Met You.




A música "No Plan", que carrega o nome do álbum, tem seu próprio videoclipe:


bottom of page