top of page

Mais uma rádio de música alternativa fecha no Brasil.

Funcionários da Rádio MPB FM, do Rio, tiveram uma grande surpresa na manhã desta quarta-feira: foram demitidos sem qualquer aviso prévio. Focada em compartilhar o melhor da música popular brasileira alternativa, a rádio fechou as portas, de repente, enquanto tocava Zeca Pagodinho. Funcionários da empresa alegam que na terça-feira começaram a sentir que algo diferente estava ocorrendo, pois não conseguiam mais acessar aos seus e-mails com o nome da empresa.


"Mais uma rádio de música alternativa fecha no Brasil" por Bruno Dias | Bolha Musical

Assim que foi desligado, o sinal da emissora passou para a Band News FM Rio. Artistas de vários estilos musicais lamentaram a extinção da frequência, inclusive seu apresentador Yke Leon. Segundo ele, a arte alternativa perdeu um grande espaço de divulgação de artistas que não estão na grande mídia. O artista se declarou inconformado, sobretudo, por constatar que só a música de massa e de fácil assimilação tem tido espaço no Brasil.


"Mais uma rádio de música alternativa fecha no Brasil" por Bruno Dias | Bolha Musical

Não foi a primeira vez que isso aconteceu. O desmonte de rádios que tocam músicas “não comerciais” tem sido constante no Brasil. Ano passado, as cariocas Rádio Cidade e Rádio Rock foram fechadas; sua programação passou a ser online, através de aplicativos. Artistas de todo o Brasil lamentam a situação. O Vocalista do Casuarina, João Cavalcanti, disse que essas rádios funcionavam como um oásis para a música brasileira, sobretudo por contemplarem diferentes estilos. Já a associação Procure Saber, que reúne artistas alternativos, associou o ocorrido como uma “porta na cara da cultura”.


Nos resta, agora, usar a internet como arma para a pluralidade cultural. O Bolha lamenta o ocorrido e se solidariza com os funcionários que foram pegos de surpresa, e hoje, estão sem emprego.


bottom of page