top of page

Dead Boys: show da banda punk no CBGB completa 40 anos. Relembre!

Impossível falarmos do punk rock em sua época clássica sem nos lembrarmos dos Dead Boys. Composta pelo vocalista Stiv Bators, pelos guitarristas Cheetah Chrome e Jimmy Zero, pelo baixista Jeff Magnum e pelo baterista Johnny Blitz, a banda foi uma verdadeira revolução no punk.


O Dead Boys foi formado na cidade de Cleveland, Ohio, em 1976. Porém, a cidade de Cleveland, àquela altura, não conseguia absorver uma banda como eles, e, a pedido de Joey Ramone (lendário vocalista dos Ramones), os Dead Boys partiram em direção à cidade de Nova Iorque em busca do sucesso. E foi na cidade de Nova Iorque, ainda naquele final de década de 70, que os Dead Boys começaram a ganhar notoriedade. As apresentações do grupo eram furiosas, rápidas, barulhentas, marcadas por muita rebeldia jovem, brutalidade e inconformismo. Além do mais, a performance de Stiv Bators no palco era algo assustador e chamava a atenção de todos. Stiv era um sujeito insano, tanto dentro quanto fora dos palcos.


Os Dead Boys se apresentavam majoritariamente em dois bares da cidade de Nova Iorque: no CBGB (localizado na Bowery) e no Max's Kansas City (em Manhattan, no número 213 da Park Avenue). Conforme o tempo passava, mais associados a esses bares eles ficavam. O Max's Kansas City teve uma vida demasiada curta e fechou suas portas definitivamente em novembro de 1981, por isso esse bar ainda não teve uma importância tão significativa na carreira dos Dead Boys... porém, o CBGB... esse sim!... esse marcou história! Ali no CBGB, não só os Dead Boys, mas diversas outras bandas do gênero (como Ramones, New York Dolls, Bad Brains, Patti Smith, Heartbreakers, Blondie, Television, Talking Heads, etc) marcaram história e fizeram nome.


Em outubro de 1977, os Dead Boys lançaram o primeiro disco de sua carreira (pela gravadora Sire Records, liderada pelo judeu Seymour Stein, responsável também pelo contrato dos Ramones). Com 11 faixas, o disco, batizado de "Young Loud and Snotty", veio como um verdadeiro tapa na cara da indústria musical americana daquele período. Produzido pela vocalista Genya Ravan, o primeiro disco dos Dead Boys trazia muitos clássicos, como "Sonic Reducer" (faixa de abertura do álbum), "Ain't Nothing To Do", "Caught With The Meat in Your Mouth" e "Hey Little Girl".


É um ótimo show? Porra, é claro que é!


Mas ainda assim, vale se lembrar que o grande disco de sucesso dos Dead Boys foi o "We Have Come For Your Children", lançado apenas oito meses depois, em junho de 1978. Este disco contou com a produção de Felix Pappalardi (baixista do Mountain, banda de rock progressivo que, inclusive, tocou no Festival de Woodstock em 1969) e foi lançado também pela Sire Records. E no track listing deste disco, estão as canções de maior sucesso dos Dead Boys, como "3rd Generation Nation", "(I Don't Wanna Be No) Catholic Boy" (de autoria de Stiv Bators) e "I Won't Look Back". Trata-se de um disco sensacional! Uma verdadeira obra prima do punk rock americano da década de 70! Mas, deixando um pouco de lado essas canções de sucesso, outras duas canções que merecem destaque em seu track listing (e que são um pouco desconhecidas) são "Tell Me", escrita por Mick Jagger e Keith Richards (um cover que eles fizeram dos Rolling Stones) e "Ain't It Fun", escrita pelo guitarrista Cheetah Chrome em parceria com o também guitarrista Peter Laughner. Obra prima!


E se você não conhece o Peter Laughner... porra! Saiba que ele, simplesmente, foi um dos maiores punks que caminhou pelas ruas da cidade de Nova Iorque. Laughner morreu em 1977, aos 24 anos de idade, em decorrência de uma pancreatite aguda ocasionada pelo uso exacerbado de drogas. Desgraça à parte, as gravações que Laughner fez com o jornalista Lester Bangs, no escritório da Creem Magazine, são um dos principais registros da música marginal americana. Se você ainda não conhece, corre lá para ouvir! Fica aí como lição de casa.


Abaixo, para lembrar um pouco dos Dead Boys, confira um show que eles fizeram no CBGB, o lendário clube punk de Nova Iorque. Essa gravação completa 40 anos agora em 2017.


Dead Boys ao vivo no CBGB, em 1977: Stiv Bators (vocal) Cheetah Chrome (guitarra) Jimmy Zero (guitarra) Jeff Magnum (baixo) Johnny Blitz (bateria)

"Dead Boys: show da banda punk no CBGB completa 40 anos" por Rafael Fioravanti | Bolha Musical

bottom of page