top of page

Philippe Meyohas explora o minimalismo na música erudita e lança suíte "A Arte do Retorno"

Experimentado dentro das formas tradicionais da música erudita, o compositor carioca Philippe Meyohas lança a suíte “A Arte do Retorno”. Com título em referência à consagrada "Arte da Fuga" de J. S. Bach, nesse novo trabalho o compositor tece uma densa narrativa a partir da exploração de diversas formas de minimalismo e suas expressividades particulares. Somando a fortes ecos da música litúrgica judaica, do flamenco e à música contemporânea, Meyohas gera uma obra de sonoridade única.

O EP trata as composições em contextos e funções diferentes de forma linear, e exibe uma escrita dentro da linguagem polifônica, por isso a referência à obra clássica. A busca de uma musicalidade singular de Philippe Meyohas caracteriza a curta carreira do jovem músico, iniciada no EP "Alvíssaras" (2015).

"'A Arte do Retorno' na verdade tem uma dupla conotação. Uma que diz respeito a características compositivas da obra e outra a metáforas possíveis de se extrair dessas características, com endosso de subjetividade minha”, confessa Philippe. “Mais que a dupla conotação, ‘A Arte do Retorno’ sincretiza um sentido assustador entre período de compôr e a composição em si".

A vontade de explorar cada vez mais novos ingredientes em sua música fez Meyohas descobrir as suítes. Movimentos instrumentais tocados sem interrupções, essa forma de criação percorre uma noção de narrativa e evidencia as mais variadas explorações musicais. Segundo Philippe, esta é a definição de seu trabalho.

"Quanto à polifonia, ao contraponto, eu simplesmente acho incrível e ainda relativamente aberto à inventividade, mesmo já sendo algo surgido e reelaborado há mais de 500 anos e presente em diversas tradições musicais", diz o compositor.

O EP tem a participação de Murilo Alves (violoncelo), Victor Hugo Rêgo (clarone) e de Philippe (viola caipira) e foi gravado e mixado por Guilherme Marques no Estúdio Frigideira, na cidade do Rio de Janeiro. A masterização foi realizada por Alexandre Rabaço.

"A Arte do Retorno" nas plataformas de streaming: Ouça a composição pelo Bandcamp, clicando aqui. Para ouvir pelo Spotify, clique aqui. Caso prefira o streaming pelo Deezer, a música encontra-se aqui.


(nota de assessoria publicada na íntegra)


bottom of page