top of page

Hüsker Dü: morre o baterista Grant Hart

Por volta das 4 horas da manhã de hoje, horário de Brasília, a página oficial do Hüsker Dü na rede social Facebook postou uma foto do baterista Grant Hart sem descrição nenhuma. Isso foi mais que suficiente para que um monte de comentários, como "Descanse em paz", começasse a aparecer.

O baterista Hart, junto dos parceiros Bob Mould e Greg Norton, lançaram seis discos em toda a sua carreira. O primeiro, "Everything Falls Apart", saiu em janeiro de 1983, arrebatando um sucesso incrível no underground americano, com doze faixas rápidas, cruas e barulhentas. Em seguida, vieram "Zen Arcade" (1984), "New Day Rising" (1985), "Flip Your Wig" (1985), "Candy Apple Grey" (1986) e "Warehouse: Songs and Stories" (1987).

De todos esses discos lançados, talvez "New Day Rising" seja o mais conhecido. Angariando críticas positivas do AllMusic, Chicago Tribune, Rolling Stone Album Guide, Village Voice, e de vários outros veículos de comunicação especializado em música, "New Day Rising" elevou Mould, Norton e Hart a outro patamar. O som introspectivo, barulhento e cru – que caminhava numa mistura de noise rock com hardcore punk – influenciou centenas de bandas americanas nas décadas seguintes, incluindo Nirvana. "New Day Rising" trazia 15 faixas em 40 minutos de duração, e o que era para ser apenas um simples disco, sem quaisquer pretensões, veio a se tornar um sinônimo de qualidade no rock underground.

Pouco se sabe sobre a morte do baterista, mas as informações precisas que temos é que Grant Hart faleceu nesta quinta-feira (14) em decorrência de complicações causadas por um câncer.

O Bolha Musical volta com mais informações.

"Hüsker Dü: morre o baterista Grant Hart" por Rafael Fioravanti | Bolha Musical

bottom of page