top of page

Barba Ruiva: banda carioca lança o terceiro single de seu próximo disco

A banda carioca Barba Ruiva acaba de lançar o videoclipe da canção "Filmes"; com uma bateria pesada, a música fala sobre o excesso de informação na pós modernidade

"Barba Ruiva lança o terceiro single de seu próximo disco" | Bolha Musical

O power trio carioca Barba Ruiva lança “Filmes”, terceiro single do seu aguardado álbum. Após a ótima recepção dos lançamentos “Just Fuck” e “Sonho do Sonho”, a banda apresenta mais uma nova amostra do seu talento. Na canção, uma sonoridade selvagem contrasta com a letra minimalista, passando potência e qualidade instrumental. O lançamento e as músicas anteriores já estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e marcam uma nova fase da banda. “Filmes” estreia com um clipe, dirigido e roteirizado pela baterista Aline Vivas.

Um dos nomes mais instigantes e repletos de personalidade na cena independente carioca, o Barba Ruiva é formado por Rafael Figueira (voz e guitarra), Aline Vivas (bateria e voz) e Leonardo de Castro (baixo e voz). No single “Filmes”, a musicalidade do trio transparece. A dinâmica dos instrumentos faz com que a música transborde, mostrando a verdadeira força do trio.

“Tem uma coisa meio minimalista, há momentos em que a bateria fica bem concisa e há outros em que ela vai explodindo, com vários elementos. O arranjo é bem diferente, incomum, não convencional. Essa música trabalha com uma sonoridade por vezes tribal, por vezes de tempestade, passando sensações”, define Aline.

O vocalista e compositor Rafael Figueira conta mais sobre a temática da música. “A letra transmite imagens do que a gente percebe do mundo à nossa volta", conta ele. "É uma música que usa alegorias como carros, prédios, postes, nuvens, que observamos e passam pelos olhos. É uma tentativa de expressão imagética, de sensações. Não há uma mensagem, assim como um pensamento que surge e vai embora. E a música vai embora dizendo, ‘meu rosto dado ao vento/ joga um carteado de sentimentos.’ As coisas vêm e vão e se perdem de vista”.

“Filmes” faz parte do disco de estreia da banda, prestes a ser lançado e gravado em duas etapas: primeiro, no Estúdio Superfuzz, em 2013, com Lisciel Franco, onde registraram bateria, vozes e algumas guitarras. Posteriormente, em 2017, o produtor musical Maurício Negão (Marcelo D2, Frejat) e o produtor executivo Dudu Oliveira colaboraram na regravação, remixagem e masterização das faixas, com a ajuda do técnico de som Pedro Montano, do Estúdio Kultrix, onde foram gravados o baixo e as demais guitarras.

Assista abaixo ao videoclipe de "Filmes":

bottom of page