top of page

Entrevista com a banda paulistana Instinto Animal

Proveniente da zona leste da cidade de São Paulo, a Instinto Animal é uma banda de rock independente que segue na ativa desde 2013, produzindo músicas bem trabalhadas e conceituais. Influenciados por grandes clássicos do rock – como Jimi Hendrix e Led Zeppelin – a Instinto Animal segue fazendo um som altamente influenciado pelos clássicos, porém repaginado e de olhos abertos às permutas do passar dos anos.

Atualmente, a banda encontra-se em fase de divulgação do disco "Vertigem", produzido por Lampadinha. Lançado no final de 2016, "Vertigem" traz onze faixas autorais e, tal como a primeira metade de década de 70, aborda sem comedimento temas como intolerância, egoísmo, vícios e política.

A Instinto Animal é um power trio composto por Léo Fernandes (guitarra), Urso (baixo) e Dani Martins (bateria). Confira abaixo a entrevista que eles concederam semana passada ao jornalista musical Rafael Fioravanti, e saiba tudo o que eles têm a dizer.


Bolha Musical: A Instinto Animal segue na atividade desde 2013. Como vocês têm enxergado a cena independente nesses últimos anos e como vocês avaliam o papel de uma banda independente nos dias de hoje? Instinto Animal: A cena independente cresce cada vez mais, tanto em quantidade quanto em qualidade. Bratislava, Terno Rei, Hammerhead Blues, Mad Monkeys, Mattilha, Forte Norte e mais um número incontável de bandas chamam muito nossa atenção nesse meio independente... e chega até um ponto em que esse "underground" faz tanto barulho que a grande mídia para pra prestar atenção. Foi assim com o rock de Brasília nos anos 80, com a era do K7 nos anos 90, com o hardcore nos anos 2000 e isso deve continuar.

Bolha Musical: Vocês estão trabalhando atualmente na promoção do disco “Vertigem”, produzido pelo Lampadinha. Como foi trabalhar com ele na produção desse álbum? Instinto Animal: Foi uma excelente experiência! Ele agregou muito com todo o conhecimento dele, principalmente pelo fato de ter entendido a nossa essência (como algo orgânico, mais cru), e ter nos sugerido gravar ao vivo. Tivemos, assim, que ensaiar arduamente todos os dias durante um mês para a gravação do disco. Esse processo foi muito bom para nós, nos aproximamos bastante musicalmente e ficamos até mais entrosados em entender o companheiro. O álbum não teria saído como saiu se não tivéssemos gravado dessa forma.

Bolha Musical: Eu soube que o “Vertigem” foi gravado em apenas três dias! Como foi isso? Instinto Animal: Até a gente se surpreendeu com isso! (risos) O planejado era que a duração fosse de dez dias. E como fizemos no formato ao vivo, sem metrônomo, as músicas acabaram fluindo tranquilamente. Em dois dias gravamos toda a parte instrumental; e no último, as vozes. Mas vale lembrar que durante 30 dias, a mando do produtor Lampadinha, a gente ficou ensaiando sem parar. Isso evoluiu muito a gente.

Bolha Musical: A banda é bastante influenciada pelos clássicos do gênero, tais como Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Black Sabbath, etc. Em quais momentos da composição vocês acham que essas inspirações mais transparecem em suas faixas? Instinto Animal: O que mais pegamos de influência dessas três grandes referências é a forma de condução e composição da música como um todo. Quando se tem “apenas” baixo, bateria e guitarra é preciso ter cuidado para que tudo fique preenchido e soe bem, tanto em estúdio quanto ao vivo. Cada instrumento tem sua hora de brilhar e os três devem se complementar para criar uma composição coesa.

Bolha Musical: A Instinto Animal tem, aliás, uma coisa que eu gosto muito: canções cantadas em português! Eu acho isso louvável aqui no país. Nas palavras de vocês: por que a escolha do português? Instinto Animal: Português é a nossa língua, né? Aquela em que a gente se expressa de um jeito mais íntimo. A gente quer que as pessoas entendam nossas letras e sintam que a letra faz sentido para elas de alguma forma (às vezes num sentido até diferente dos nossos). Muitas vezes, quando ouvimos uma canção noutra língua, acabamos dando mais atenção à melodia que para a letra em si. Nós já queremos que as pessoas prestem atenção tanto na letra quanto na nossa melodia.

Bolha Musical: Se vocês tivessem de mostrar uma canção de vocês a uma pessoa que pouco os conhece, qual faixa vocês escolheriam e por quê? Instinto Animal: Complicado responder essa pergunta... acho que o melhor seria tentar conhecer um pouco do gosto da pessoa antes. Temos músicas para todos os gostos, desde baladas e músicas com mais groove até chegar às canções mais pesadas, mas claro, sempre dentro do âmbito do rock n' roll. Então dá para agradar gregos e troianos (risos). Mas para dar nome aos bois, recomendaríamos a faixa "O Fim” para quem gosta de baladas; "Quando Acabar" para quem gosta de música com mais groove; e "Mar de Destruição”, para quem gosta de mais peso.

Bolha Musical: Na opinião da banda, quais são as maiores vantagens em se manter independente nos dias de hoje, sem o domínio de uma grande gravadora por trás do trabalho do grupo? Vocês conseguem me dizer que há mais liberdade de criação nesses casos? Instinto Animal: Com absoluta certeza existe mais liberdade na parte de criação. Mas existe um porém: toda essa liberdade às vezes pode ser prejudicial. Como nós estamos totalmente imersos dentro daquele universo da composição, pode acontecer de termos um olhar mais "passional" às vezes, deixando passar ou entrar algumas coisas que podem "arruinar" a música. Então nesses casos é bom ter um olhar de fora (produtor), com experiência, porque ajuda a enriquecer a composição.

Bolha Musical: Quais outros artistas/bandas vocês andam escutando atualmente e admiram o trabalho? Instinto Animal: Nós nunca deixamos de escutar as bandas que nos influenciaram, como Black Sabbath e Jimi Hendrix. Mas também nunca deixamos de escutar bandas mais novas, como a Rival Sons por exemplo – até acho que nosso som se assemelha ao deles às vezes. Também gostamos muito de Royal Blood. Quando o assunto é banda nacional, gostamos de Ego Kill Talent, Far From Alaska, e Scalene.

Bolha Musical: Quais são os planos da Instinto Animal para o futuro? O que vocês pretendem fazer? Instinto Animal: Ainda nem chegamos a um ano desde o lançamento do álbum "Vertigem", então temos muita lenha para queimar em cima desse disco ainda. Mas trabalharemos em mais algumas músicas para single; pretendemos lançar um videoclipe para o single "Mais um Dia", lançado previamente; e queremos tocar fora do estado de SP também! Enfim, vamos continuar tocando, aumentando cada vez mais nosso número de shows e seguidores/fãs. Mais para frente, ainda produziremos um novo álbum.

"Entrevista com a banda paulistana Instinto Animal" por Rafael Fioravanti | Bolha Musical

bottom of page