top of page

Morre Fats Domino, pioneiro do rock and roll, aos 89 anos

Morreu ontem (24) o músico Fats Domino, um dos pioneiros do rock n roll, em sua casa em Louisiana, EUA. O músico tinha 89 anos.

Com cerca de um metro e 60 de altura e 90 kg, Fats Domino estava longe de ser um bonitão do rock, como eram seus contemporâneos Elvis Presley, Buddy Holly e Gene Vincent. Contudo, os tempos eram outros, e a música, àquela altura, saudava não só os "good-looking guys", como saudava também os talentosos, donos de dons invejáveis e habilidades incríveis. E era isso que Fats Domino era: um grande conhecedor de música, entusiasta do blues e músico talentoso. Não um virtuoso, mas um cara que lapidava e conferia formas à simplicidade.

Em toda sua carreira – que durou, acredite se quiser!, longos 60 anos – Fats Domino lançou mais de 40 álbuns, totalizando 110 milhões de discos vendidos. Consagrou diversas canções no rock dos anos 50, entre elas "Blueberry Hill" (escrita pelo italiano Vincent Rose), "Ain't That a Shame", "I'm Walkin'", "Shake Rattle and Roll", e muitas outras. Cinco de seus discos lançados pré-1955 venderam tanto que chegaram a ser disco de ouro.

E a música estava mesmo nele. Filho de um violinista, Fats Domino nasceu em fevereiro de 1928, no dia 26. Tinha oito irmãos. Eram todos pobres e o racismo comia os Estados Unidos àquela altura, segregando mais do que qualquer outra coisa. Por conta disso, teve de aprender a tocar piano sozinho. Pois é. E na realidade, Fats Domino colheu as sementes que plantou. Em 1962, viajou à Europa numa época em que poucos artistas pensavam em sair do país; na Europa, conheceu os Beatles antes dos quatro garotos de Liverpool serem os Beatles. Levou 35 de seus discos à parada musical americana, a Billboard Top 40. Em 1998, tornou-se o primeiro artista de rock a ser galardoado com a Medalha Nacional das Artes, recebendo o prêmio das mãos do ex-presidente Bill Clinton. Em 2006, o também ex-presidente George W. Bush visitou a casa de Fats Domino em reconhecimento à cultura da cidade de New Orleans. Enfim.

Tamanha sua contribuição à música, sua famosa versão de "Blueberry Hill", gravada em 1956, foi selecionada para preservação pela Biblioteca do Congresso devido ao seu "alto valor histórico".

A morte do músico foi confirmada ainda hoje por Reggie Hall, seu cunhado e antigo empresário. Nenhum outro detalhe foi dado.

Fats Domino vivia na pequena cidade de Harvey, Louisiana. Um talento que chegou ao fim às 3 horas da manhã (horário americano) de terça-feira (24), por causas naturais.

"Morre Fats Domino, pioneiro do rock and roll, aos 89 anos" por Rafael Fioravanti | Bolha Musical

bottom of page