top of page

Florianópolis: O melhor lugar do Brasil para ser roqueiro.


Todos nós sabemos o quanto a vida de um artista alternativo não é fácil. A mídia, cada dia mais, tem dado espaço para os tais padrões de beleza, os cantores pop e as composições de fácil assimilação. Infelizmente, bandas com conteúdo original tem se recolhido a um cenário restrito e com poucos incentivos, sobretudo, financeiros. Contudo, muita calma, tem muita gente boa cheia de intenções respeitáveis. Lá em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, um grupo de empresários resolveu inovar e fundou a Célula Cultural: um espaço focado em rock, mas que valoriza o artista alternativo como um todo.


Em 2015, em caráter experimental, os produtores e músicos Andrei Leão e Alexei Leão lançaram o projeto Incubadora Musical. Nele, artistas selecionados por sua qualidade, inovação, independência e auto-gestão, tiveram workshops sobre o cenário alternativo nacional, a relação do artista com a mídia, como produzir eventos e, principalmente, como melhorar seu trabalho. Isso mesmo! As bandas ensaiavam em um espaço preparado, contando com apoio e direção de profissionais altamente qualificados. O custo? Zero.


O programa fez tanto sucesso, que o governo de Floripa resolveu contemplar a casa com um presente: a Funarte; uma lei incrível de incentivo à cultura vinculado ao extinto Ministério da Cultura. Acha que foi mixaria? Não. Foram destinados 5,925 milhões de reais, selecionando 44 projetos musicais e outras casas de shows com o mesmo perfil, como a "Casa de Noca".

A "Casa de Noca" fica às margens da sensacional e incrível Lagoa da Conceição, que faço questão de mostrar na foto que tirei quando visitei a cidade, e tem o mesmo perfil: incentivar artistas que não são famosos. Em seu palco já estiveram artistas da Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os sócios da empresa, Raphael Brigadeiro, Marinho Freire, Rafael Rodriguez e Wesley Rocha, relatam o quanto é importante valorizar a rica e extensa cultura brasileira. Complementam que a ideia inicial era alugar o espaço para um verão, mas, o sucesso foi tanto, que estão permanentemente por lá. Sobre os estilos, contemplam: MPB, Forró, Maracatu, e claro, o Rock.


Bem que podia existir uma ideia dessa por aqui, né?


Comments


bottom of page