top of page

O poder da arte: artistas com necessidades especiais que surpreendem

A arte não faz distinção. Ela supera toda a tentativa humana de respeitar as diferenças. Ela é uma espécie de tonalidade do respeito, segmento da tolerância, caminho para a paz. É por isso que ela é tão perseguida, banida e banalizada. Se vivêssemos em um mundo contemplado pela arte aos 4 cantos, ao acesso de todos, não haveria injustiça, crime ou falta de educação. Observe: países em que a arte sequer é notada, o povo é mal educado, manipulado, massa de manobra. Quer educar seu filho? Mergulhe-o na cultura; o respeito aos mais velhos, ao próprio corpo, ao próximo, virá como consequência. Se você duvida de minhas palavras, veja os 10 artistas que foram escolhidos pela arte, independentemente de suas necessidades especiais. Constate seu poder de transcender. A arte tem uma capacidade indescritível à lógica humana.


Beethoven

Com certeza você já ouviu falar dele. Um gênio, ícone, patrimônio cultural da humanidade. Ficou surdo aos 26 anos de idade, em uma época em que quase nada se sabia sobre a deficiência auditiva. O que ele fez? Arte. Nada o parou, nada o destruiu. Em 1824, lançou a sua nona sinfonia em ré menor; considerada a melhor.

Ray Charles

A deficiência visual não parou esse grande artista. Ele se tornou praticamente o inventor do Soul Music, se jogando no rol do maiores artistas do mundo. Infelizmente, não teve controle sobre o álcool e as drogas e morreu aos 73 anos, deixando muito fã "órfão".

Andrea Bocelli

Andrea ficou cego aos 12 anos, depois de uma partida de futebol. Desistiu? Não. Virou um dos cantores líricos mais talentosos e capazes do mundo. E melhor: o italiano passou a ser um grande ativista dos direitos humanos.

Stevie Wonder

Cego depois de complicações em seu parto prematuro, virou, na vida adulta, um gênio da música, ganhando mais de 20 Grammys. Ativista no direito aos deficientes, participou, em 2013, de uma reunião na ONU.

The Blind Boys of Alabama

Esses foram fortes em dar um novo olhar às suas dores. Fundaram uma banda com 5 integrantes, após se conhecerem em um grupo chamado Cegos do Alabama. Eles estão ganhando multidões com seu swing e batidas especiais.

Sudha Chandran

A dançarina e atriz indiana teve uma de suas pernas amputadas em um acidente de carro. Se consagrou na Índia como uma das mais importantes atrizes do cinema e da TV.

Hermeto Pascoal

Multi-instrumentista, o cara já gravou mais de 30 discos, inspirando até Miles Davis. Deficiente visual, hoje se dedica a compor músicas para crianças.

Herbert Viana

Depois de fazer sucesso nos anos 80-90, como vocalista dos Paralamas do Sucesso, Hebert ficou paralítico em um acidente de avião. Todo mundo achou que ele desistiria, mas não, ele continua firme e forte, compondo e tocando na banda. Os amigos de palco encheram de rampas todo o espaço, para que ele jamais se sinta incomodado.

É isso. Ter dó, não devemos ter de ninguém, ninguém é melhor do que ninguém. Mas essas pessoas nos ensinam. Ensinam que a arte é o melhor remédio para o mundo e que o segredo da vida é persistir, apesar de tudo.


Commentaires


bottom of page